quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Prefeitura de Juazeiro do Norte assina projeto de saneamento básico de quase meio bilhão de reais

Menos de 25% da população tem acesso ao
serviço de saneamento básico em Juazeiro
O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, anunciou o maior projeto de saneamento básico da história do Município, com recurso total de R$ 478.792.930,14. Através de contrato assinado com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o valor milionário será investido nos próximos anos para universalizar o sistema de saneamento básico. 

Uma pesquisa realizada pela Trata Brasil, em 2016, apontou que apenas 21,1% da população juazeirense tem acesso aos serviços de esgoto, enquanto 23,8% tem água tratada.

O encaminhamento do projeto, com contrato assinado entre a Cagece e Governo do Estado, contando com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), através do Programa de Parceria de Investimentos – PPI, traz a modelagem de uma parceria público-privada, com a finalidade de atingir a universalização do serviço de esgotamento sanitário, promover melhorias operacionais e reduzir perdas de água nos sistemas, nas regiões metropolitanas do Estado.

Os projetos destacam as ações de Juazeiro do Norte a serem executadas. Isso, com o menor impacto tarifário possível, tendo em vista o contrato de delegação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que venha contemplar a amortização dos investimentos no prazo de 35 anos. Com isso, o período de prestação de serviços da Cagece para a cidade de Juazeiro do Norte passa a ser até 2055.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte assina o contrato com a Cagece, tendo em vista realizar o mais importante projeto de saneamento já visto na história do Município, nos últimos anos, universalizando os serviços de água e esgoto, com melhoria para a saúde, meio ambiente, e a qualidade de vida da população.

Os projetos desenvolvidos em Juazeiro do Norte envolvem desde ampliação no sistema de abastecimento nos bairros São José, Aeroporto e Triângulo, a substituições de ligações prediais e redes de abastecimento de água, elaboração de projetos de abastecimento, ampliação e melhoria do sistema, previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, e a universalização do sistema de esgotamento sanitário. Alguns já estão em atividade de preparação de licitação, outros em captação de recursos financeiros. Fonte: Blog Diário Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário