segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Juazeiro do Norte: Encerramento da Romaria de N. Sra. Das Dores ganha cores com a ‘Procissão dos Transportes’

Veículos dos romeiros ganham cores para a romaria
da Mãe das Dores (Foto: Lorena Tavares/SVM)
Como já é tradição, carros, caminhões, vans, camionetas e ônibus desceram as ruas de Juazeiro do Norte, na tarde deste sábado (14), na “Procissão dos Transportes dos Romeiros”, principal evento do penúltimo dia de Romaria de Nossa Senhora das Dores. Ornamentadas com flores, adesivos, balões, bandeiras e chapéus, os visitantes jogavam doces para a população nas calçadas, como uma forma de saudar os moradores da terra do Padre Cícero.

Muitos veículos carregavam a imagem da padroeira do Município e festejam, junto com a população, a passagem de mais uma visita. O trajeto deu início na Avenida Leão Sampaio e concluiu, às 19 horas, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Mais de mil automóveis participaram da procissão.

Este ano, mais uma vez, um palanque foi montado na Avenida Castelo Branco, de frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar, para avaliar e premiar os veículos mais bem decorados. Os vencedores serão anunciados amanhã (15), durante a Missa do Chapéu, ao meio dia, na despedida dos romeiros. Troféus serão entregues para os melhores.

A tradição começou com os caminhões paus-de-arara, meio de transporte mais popular entre os romeiros. “Hoje, já chamamos de procissão dos transportes, porque tem ônibus, carros”, explica o padre Cícero José da Silva, pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

O costume de entregar balas, pirulitos e outros doces é uma forma dos romeiros agradecerem à hospitalidade do juazeirense.  Fonte: Blog Diário Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário