sexta-feira, 10 de maio de 2019

Governo suspende 53 bolsas de mestrado e doutorado da UFC

O governo promoveu corte de recursos das
universidades e institutos federais de 30%
Ao menos 53 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram eliminadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação subordinada ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo a universidade, o congelamento atinge 23 bolsas de mestrado e 20 de doutorado de programas com notas até cinco, além de dez bolsas de pós-doutorado com a mesma avaliação. As informações são da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

A instituição também informou que foram recolhidas bolsas de programas com notas 6 e 7, “justamente aquelas consideradas de excelência internacional”.

O estrago no setor de ponta da pesquisa na UFC, porém, ainda é desconhecido, já que essas bolsas são geridas diretamente pelos programas de pós-graduação.

Até agora, todos os segmentos da universidade vêm sendo atingidos de modo indiscriminado. De acordo com a entidade, cujo orçamento para custeio já havia perdido R$ 46 milhões após contingenciamento feito pelo ministro da Educação Abraham Weintraub, os cortes levados a cabo pelo governo “são aleatórios”, sem obedecer a qualquer critério. Com informações do Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário