quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

De acordo com Inmet, fenômeno El Niño deve trazer irregularidade de chuva no Ceará

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chances do fenômeno "El Niño" acontecer já no início da quadra chuvosa no Estado do Ceará atinge um nível de 99% de possibilidade. Isso pode, segundo informações do Inmet, ocasionar um inverno irregular para o ano de 2019. 

O fenômeno pode ocorrer em função das águas do Oceano Pacífico Equatorial que encontram-se já aquecidas com permanência até janeiro. Mesmo diante dessa situação, o Inmet afirma que o período de inverno na região Nordeste pode não ser necessariamente de seca. 

Segundo informações de meteorologistas, o fenômeno "El Niño" poderá ter um maior impacto possivelmente entre os meses de março e maio do próximo ano. No último mês de setembro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que o Ceará tinha 67% de chance de retorno do "El Niño" ainda em 2018.

A Funceme declarou ainda, à época, que o fenômeno iria representar uma possível quadra chuvosa "abaixo da média" para o próximo ano. O Centro de Previsão Climática do NOAA, dos Estados Unidos, avaliou que a chance de ocorrência do fenômeno entre o fim de 2018 e o começo do próximo ano é de 70%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário