terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Chuvas de dezembro ultrapassaram média histórica no Ceará

As chuvas de dezembro mudaram o clima no Ceará
As chuvas que já caíram no estado do Ceará neste mês de dezembro ultrapassaram 139,6% acima da média prevista para o período. Mesmo deixando o cearense satisfeito e cheio de felicidade, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) sinaliza que ainda não um indicativo de uma quadra chuvosa dentro da média para o próximo ano, ou seja, o inverno para o Ceará poderá não ter incidência de boas chuvas. 

De acordo com o órgão que mede a meteorologia no Ceará, a pré-estação chuvosa dura 60 dias e neste mês de dezembro já choveu bem acima do previsto na média histórica do Estado. Segundo Davi Ferran, meteorologista da FUNCEME, a média de chuvas em dezembro chega a 31,6 milímetros e a média deste ano já ultrapassa os 75 milímetros. Ele afirma ainda que o inverno, propriamente dito, ocorre de fevereiro ao mês de maio. 

Na região de Iguatu, que fica localizada na região Centro Sul do estado, os dados oficiais da FUNCEME sinaliza uma média de 54,6 milímetros para o mês de dezembro e até o momento já assinalou uma média de 114,4, ocorrendo um desvio positivo de 109,6%, em relação a esse período.  

Mesmo com esses indicadores, Davi Ferran, diz que para 2019 existe o risco  do inverno sofrer com o fenômeno "El Niño" que causa diminuição de chuvas na região Nordeste, o que pode representar uma situação de seca na região. 

A FUNCEME assinala que a divulgação do prognóstico de chuvas para 2019 no Estado do Ceará só vai ocorrer na segunda quinzena de janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário