sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Reunião discute reconhecimento da Festa de Santo Antônio como Patrimônio Cultural do povo cearense

A Festa do Pau da Bandeira mobiliza um grande
número de pessoas da região e de outros estados
Na quinta-feira, dia 08 de novembro, foi realizada uma reunião técnica na Escola de Saberes em Barbalha, com a pauta "o reconhecimento da Festa de Santo Antônio de Barbalha como Patrimônio Estadual do povo cearense". A URCA e o Geopark Araripe Mundial da UNESCO estiveram representados pelo Vice-reitor, Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior, pelos professores Sandra Nancy Freire e Simone Pereira do Departamento de História e Josier Ferreira da Silva do Departamento de Geociências.

A reunião foi conduzida pela Secretaria Estadual de Cultura e teve a participação de inúmeros atores envolvidos nesta manifestação popular que revela os valores do povo do Cariri, nos campos da religiosidade, tradição, cultura e história.

Vice Reitor da URCA, Dr. Lima Jr, com equipe de professores
Desde 2015 a Festa de Santo Antônio de Barbalha está presente no Livro de Registro de Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O reconhecimento também como patrimônio estadual permitirá o direcionamento de ações no sentido de preservação e salvaguarda mais direcionados, por parte do Governo do Estado do Ceará e de atores envolvidos em sua realização.

A participação da URCA e do GeoPark Araripe é estratégica considerando que, por um lado, boa parte dos esforços de investigação e de sistematização de conhecimentos acerca da festa tem o protagonismo de um grupo de professores pesquisadores da URCA e, por outro lado, esta é uma das marcantes manifestações territoriais do Geopark Araripe.

Na ocasião, o Prof. Lima Júnior mencionou a URCA como sede pioneira da produção das grandes reflexões sobre o patrimônio natural, cultural e histórico do Cariri, bem como da formação de pesquisadores de reconhecimento neste campo. "O fato de ser um território reconhecido pela UNESCO através do Geopark Araripe nos coloca em destaque nas necessidades de estratégias de preservação deste rico patrimônio" afirma.

Anualmente, a Festa de Santo Antônio em Barbalha, também chamada de Festa do Pau da Bandeira, mobiliza a população regional e de outros estados no cortejo do mastro da bandeira, nas celebrações do novenário de Santo Antônio, dos reisados de rua e das festas populares. Fonte: Site da URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário