segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Secretaria de Agricultura de Iguatu realiza II Dia de Campo na Cultura do Milho Verde

Plantio com boa safra de milho verde em Iguatu
Foi realizado na manhã do último domingo (02), através da Secretaria de Agricultura e Pecuária do município de Iguatu, o II Dia de Campo na Cultura do Milho Verde. 

O evento foi realizado no Sítio Barra e contou com a presença de autoridades, dentre elas, do secretário de Agricultura, Hildernando Barreto, além de muitos visitantes e agricultores de várias regiões do município. 

As variedades de milho plantadas na localidade do sítio Barra foram o AG 1051 que é um híbrido diferenciado, pois apresenta grande quantidade de massa verde de alta digestibilidade. Além disso, é líder na produção de milho verde e pamonha. Possui também excelente sistema radicular, que permite grande amplitude de época de plantio e o BRS 3046, que é um milho do tipo híbrido triplo, recomendado para produção de milho verde, podendo ser utilizado também para produção de grãos e silagem. Apresenta grãos dentados e espigas grandes e bem empalhadas. 
Boa variedade que projeta grande produção

Essa variedade é muito indicada para cultivo nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná. De acordo com técnicos da secretaria, não tem restrição de altitude e serve para plantios em safra e safrinha. É também resistente à pragas e doenças. 

Secretário Hildernando e equipe da SAP 
De acordo com o secretário de Agricultura de Iguatu, Hildernando Barreto, mesmo sendo crítica a situação de abastecimento de água no interior do estado, por conta da escassez de água, em Iguatu, a cultura do milho verde vem se destacado e sendo referência na agricultura da região Centro Sul, haja vista o plantio irrigado ocorrer durante todo o ano e abastecendo o mercado local e de outras regiões. "Estamos num momento difícil por questão hídrica, mas ainda conseguimos plantar uma área de 10 hectares por mês com uma produção média de 60 mil espigas semanais. A produção atende o mercado local e municípios vizinhos, além de parte da região do Cariri. A secretaria apoia no preparo de terra a baixo custo e assistência técnica, além de vários incentivos como a realização do ll Dia de Campo da Cultura do Milho Verde que foi um sucesso com a participação de muitas pessoas, principalmente agricultores que foram conhecer de perto esse sistema de plantio que é destaque no segmento agrícola do município", destacou Barreto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário