sábado, 15 de setembro de 2018

Romeiros em Juazeiro do Norte se despedem da Romaria de Nossa Senhora das Dores

Ornamentação dos veículos dos romeiros
(Foto: Antonio Rodrigues)
Ornamentada com flores, fitas, adesivos, balões ou bandeiras, a tradicional "Procissão dos Transportes dos Romeiros" foi realizada nesta sexta-feira (14), durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. 

Ônibus, carros, caminhões e camionetas formaram uma grande fila, com mais de mil veículos, festejando, no penúltimo dia da Romaria de Nossa Senhora das Dores. Desde o dia 25 de agosto, estima-se que mais de 200 mil pessoas passaram pela Terra do Padre Cícero.

O dia começa cedo para os romeiros que, às 8h, iniciaram a decoração dos seus transportes. Muitos deles fazem questão de destacar a cidade ou Estado que representam em faixas e bandeiras. Do Estacionamento dos Romeiros, os veículos partem para a Avenida Leão Sampaio, onde se concentram. Às 14h começa a procissão, passando pelo 2º Batalhão da Polícia Militar, onde são abençoados e julgados. De lá, seguem até a Basílica de Nossa Senhora das Dores. Os melhores ornamentados são premiados com um troféu. O resultado será divulgado neste sábado.

No trajeto, milhares de juazeirenses saúdam os romeiros que passam. Em troca, os visitantes arremessam de seus veículos balas, pirulitos, pipocas e outras guloseimas para a população. É uma festa! Mesmo debaixo de sol forte, os participantes, sobretudo as crianças, disputam os doces nas ruas de Juazeiro do Norte. A tradição surgiu no dia 14 de setembro de 1974 e permanece anualmente na véspera do dia da padroeira. Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário