segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Governo diz que será preciso acionar mais usinas térmicas

O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que, diante do baixo nível dos reservatórios, será preciso acionar mais térmicas, com custo maior, para atender o consumo. O Brasil vem enfrentando uma forte estiagem nos últimos quatro anos, que reduz drasticamente o volume de água nos reservatórios. 

O MME informou que é importante "que a sociedade esteja ciente do fato de que o recurso energético de menor preço, proveniente das hidrelétricas, está escasso e que para manter o nível de segurança do suprimento de energia é necessário acionar o parque termelétrico, que tem custos mais elevados. Este é, portanto, um alerta para que o consumidor faça uma gestão mais eficiente do seu consumo de energia".

O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 70% de toda energia produzida no País, atingiu 28,3% na quinta-feira. Em igual mês do ano passado, o volume de água armazenada nas usinas dessas regiões estava em 32,75%. O nível de armazenamento dos reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-Oeste é até menor do que o registrado nas usinas do Nordeste, que atingiu 32,07%, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reuniu na sexta-feria para avaliar as condições de suprimento de energia. Uma nova reunião ocorrerá nesta quarta-feira (5). Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário