quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Rosa Weber toma posse na presidência do TSE

Rosa Weber tem a missão de comandar as eleições 2018
A ministra Rosa Weber, 69, tomou posse, ontem à noite, no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições. Ela é a segunda mulher a presidir o TSE em mais de 70 anos de criação do tribunal. A primeira foi a ministra Cármen Lúcia, em 2012.

"Declaro aceitar o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para o qual fui eleita, e prometo, bem e fielmente, cumprir as atribuições e deveres respectivos em harmonia com a Constituição e com as leis da República", disse Rosa Weber.

O primeiro desafio da ministra será a organização das eleições de outubro. A cerimônia também marcou a posse do novo corregedor da Justiça Eleitoral, ministro Jorge Mussi, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Weber, também ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), já fazia parte do TSE, no cargo de vice-presidente, e sucedeu a Luiz Fux, que concluiu período máximo de dois anos no cargo. O mandato dela irá até agosto de 2020.

Além de Rosa Weber, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin ocuparão as três vagas destinadas aos membros do STF. Nas eleições de outubro, caberá ao TSE, além de organizar o pleito, deferir os registros de candidatos à Presidência da República e todos os recursos que os envolvem. Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário