sábado, 2 de junho de 2018

Festa de Santo Antônio em Quixeramobim é marcada pela multidão de devotos e hasteamento da bandeira

Abertura da festa de Santo Antonio
Os devotos de Santo Antônio começam a render homenagens ao seu padroeiro no coração geográfico do Ceará, Quixeramobim. No início da noite desta quinta-feira, 31 de maio, centenas de devotos participaram do hasteamento da bandeira, seguido da Santa Missa, presidida pelo pároco Evaldo dos Santos, anunciando oficialmente a abertura da segunda maior festa religiosa do Ceará.

Acontecem também as caminhadas da Igreja Matriz, no Centro, para um bairro da cidade, sempre às 4h30min, seguida de missa e partilha. Esse ritual segue até o dia 13 de junho, dedicado a Santo Antônio. Depois das celebrações da última Santa Missa de cada dia, os fiéis se divertem na quermesse e fazem compras nas dezenas de barracas de ambulantes montadas no entorno da Igreja Matriz.

No sábado, dia 2, terceiro dia da trezena, o padre aboiador Adauto Farias celebrará mais uma vez a Missa do Vaqueiro, dedicada aos tangedores de gado da região. Eles chegam montados em seus cavalos, trajados a caráter e presenciam as oferendas ao santo protetor. Após receberem a bênção, acompanham  a celebração recheada de cânticos sertanejos na voz do celebrante. O momento é considerado um dos mais belos dos festejos.

No domingo seguinte, dia 9, é a vez do leilão no Barracão de Santo Antônio, ao lado da Igreja Matriz, logo após a missa solene da noite. A quermesse e o parque de diversão animam ainda mais o momento enquanto dezenas de ambulantes disputam a clientela no entorno da Praça da Matriz, com artigos religiosos e produtos de todos os gêneros.

A festa chega ao seu ápice no dia 13, dedicado ao santo padroeiro. Serão realizadas missas, às 5h, 6h30, 7h30 e a principal delas às 9 horas, celebrada por Dom Ângelo Pignolli. Após receberem a proteção do santo, os fiéis descansam para a procissão das 16h. Uma multidão acompanha a imagem de Santo Antônio pelas principais avenidas da cidade e retornam à Igreja Matriz e na noite seguinte o pároco coordena o retorno da imagem ao altar principal. Fonte: Blog Diário Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário