domingo, 27 de maio de 2018

Reitor da UECE recebe título de Doctor et Professor Honoris Causa de universidade da Hungria

Professor Jackson Sampaio apresenta documento de outorga
O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, foi agraciado com o título de Doctor et Professor Honoris Causa pela Eötvös Loránd University (Elte), de Budapeste, Hungria. A entrega do título ocorreu no último dia 11 de maio, em cerimônia oficial, no Salão Nobre do Conselho Superior daquela universidade, em comemoração aos 383 anos de aniversário da instituição. Essa foi a primeira vez que um brasileiro recebe a honraria.

A cerimônia constou de recepção no Gabinete do Reitor (9h às 10h), do rito de outorga (10h às 12h), de almoço oficial aos agraciados e convidados (12h às 14h) e de apresentação musical da Orquestra Sinfônica da Elte e do Grupo de Dança Popular da Elte (18h às 20h).

Jackson Sampaio recebeu a honraria, dada por uma universidade estrangeira, em decorrência plena de suas atividades de ensino, pesquisa e gestão acadêmica desenvolvidas na Uece, que completará 25 anos em julho próximo. A universidade húngara levou em consideração a trajetória do professor Jackson Sampaio, tanto acadêmica como profissional, além da produção científica e literária.

A Elte está entre as 5% melhores instituições de ensino superior em todo o mundo. É a universidade mais antiga e maior na Hungria e também é a instituição de ensino superior mais popular entre os candidatos a cada ano. Como universidade de pesquisa, líder na Hungria, o nome de Elte significa conhecimento, oportunidades, concorrência, abertura e comunidade. A universidade está localizada no centro de Budapeste. 

Ao longo do ano, marcado por duas grandes comemorações acadêmicas, a Elte concede o título de Doutor Honoris Causa, envolvendo demandas da Presidência da República, como honraria especial, e o título de Doutor e Professor Honoris Causa, decorrendo de demanda interna, especificamente acadêmica, e que permite ao agraciado ensinar e pesquisar na instituição.

Receberam o mesmo título do reitor da Uece, na mesma ocasião: Hugh Beale, da University of Warwick, Inglaterra; Aviv Malkiel Weinstein, da Ariel University, de Israel; e Waldemar Zacharasiewicz, da University of Viena, Áustria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário