domingo, 17 de setembro de 2017

Aderilo Alcântara participa de importante encontro sobre Projeto de Integração do Rio São Francisco

Aderilo Alcântara participou dos debates durante a reunião
Em mais um importante encontro que aconteceu em Fortaleza, no último dia 13 deste mês de setembro, o secretário executivo da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, Aderilo Alcântara se fez presente nessa reunião do Conselho Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Essa foi a primeira reunião realizada, fora de Brasília, por esse Conselho, depois de ser instituído. O evento aconteceu na última quarta-feira (13), às 14h, no Auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 

De acordo com Aderilo Alcântara, na reunião foram debatidos vários temas dando ênfase em ações para delegar operações e manutenções dos reservatórios que são estratégicos no Ceará, bem como nos estados do Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

A reunião do Conselho aconteceu pela 1ª vez fora de Brasília 
O conselho, que reúne representantes dos quatros estados beneficiários das águas do Projeto São Francisco e do Ministério da Integração Nacional, debateu ainda a “minuta de contrato de prestação de serviços entre a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e as operadoras estaduais” e do Plano de Gestão Anual 2018.

O Conselho 
Definido pelo Decreto 8.207/2014, da Presidência da República, o Conselho estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Gestão Anual do Projeto, além de propor padrões de qualidade e regras de alocação da água entre os Estados receptores.

O decreto ainda estabelece que cabe ao Conselho propor a sistemática de alocação das vazões não contratadas e articular a solução de conflitos entre a operadora federal do Projeto que é a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e os Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário