domingo, 27 de agosto de 2017

Iniciado estudo do esquema de segurança para 54ª ExpoIguatu

Ocorreu na última quarta-feira, 23, a primeira reunião com a cúpula da segurança pública local e organizadores da 54ª ExpoIguatu para dá início ao plano de elaboração estratégica de proteção para o evento bem como a idealização de novidades nesse âmbito a quem comparecer aos seis dias de exposição.

Na oportunidade, representações da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e Agentes Penitenciários de Iguatu marcaram presença. A solicitação de reforço humano do Batalhão de Eventos e reforço vindo da capital foi acatada pelo tenente-coronel Paulo Tibúrcio, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar. “Para não deslocar militares dos destacamentos de municípios vizinhos, vamos solicitar esse reforço que já tem experiência na atuação de eventos como esses. O foco é garantir que a feira tenha a tranquilidade de edições anteriores”, disse o oficial.

A organização adiantou que camarotes, banheiros químicos, palcos, camarins e estandes serão montados especialmente para a ocasião. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estarão presentes, bem como serviços de saúde e uma equipe de segurança particular, 24 horas, guardando os espaços do parque. Nosso objetivo é fazer da festa um ambiente familiar e de respeito”, pontuou Breno Teixeira, coordenador geral da feira agropecuária.
Outro ponto estudado é o reforço da Polícia Civil, com mais servidores trabalhando em regime de plantão no departamento. Delegado Regional de Polícia Civil, Jerfirson Pereira, também esteve na reunião. “Para não ocupar ou desguarnecer o número de militares que levarão os casos registrados na exposição à DP, vamos preparar uma equipe que dará prioridades às ocorrências oriundas do parque”, afirmou o delegado.

O constante estado de superlotação no final do ano passado dos xadrezes do departamento, acarretada pela interdição da cadeia local, conforme o delegado, não será um problema nesse período. “Um problema que diminuiu bastante, tendo em vista que a unidade civil já realiza as audiências de custódia que nos faz encaminhar os apenados para unidades prisionais vizinhas instantaneamente”, afirmou.

A proposta é que a reunião se repita em mais duas oportunidades antes da abertura do tradicional evento agropecuário. O sistema de monitoramento móvel através de câmeras de segurança, que veio na edição passada da exposição, pode retornar durante as festividades. “É um carro que nos dará um conforto, no sentido de inibir os crimes dentro e no entorno do parque. As câmeras têm alcance de filmagem num raio de oito quilômetros. Vamos nos articular junto ao estado para que o veículo venha novamente”, explicou Breno.

Central de gases
A novidade para esse ano será a instalação da central de gases para barracas de comerciantes do setor de alimentos. Conforme o tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, a medida será um grande passo para liberação dos laudos de conformidade de segurança. “Faz tempo que negociamos a construção desse equipamento visando a redução de qualquer acidente futuro que possa ocorrer. O risco muito significativo será eliminado por total. É dado um enorme passo para liberação de toda a área com o certificado de conformidade”, afirmou.

A Secretaria de Trânsito e Cidadania também será parceira da exposição realizando campanhas de prevenção de acidente em torno do parque. Com informações de ​Thiedo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário