Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) farão parte de uma comissão nacional criada para estudar uma nova substância que poderá ser utilizada nos tratamentos de câncer, a fosfoetanolamina. Além da instituição, as universidades federais do Rio de Janeiro e de Santa Catarina também participarão do projeto, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os estudiosos cearenses são membros do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, dirigido pelo professor Odorico de Moraes. Segundo ele, é preciso analisar os níveis de segurança e eficácia da substância, que ainda não tem comprovação científica. Para isso, serão executados trabalhos clínicos e pré-clínicos que podem levar mais de um ano e meio.
A pesquisa está orçada em aproximadamente R$ 10 milhões e será realizada em parceria com a Fiocruz e o Instituto Nacional do Câncer, que já possuem equipes analisando a fosfoetanolamina.
Caso os resultados do trabalho sejam positivos, a comercialização de substância deve demorar alguns anos para acontecer. Somente após os testes de eficácia e segurança o composto passará a ser produzido pela indústria farmacêutica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário