A agência de publicidade Isobar e a Fiat desenvolveram a Safe Key (chave segura), um protótipo de 'chave-bafômetro' que impede o funcionamento do motor, caso o condutor apresente resquícios de álcool no hálito.
O dispositivo nada mais é que um chave-canivete especial, com bafômetro integrado. A parte metálica da Safe Key só é liberada após o sopro do usuário do veículo. Segundo a Isobar, as partículas são analisadas em menos de um segundo.
Caso o protótipo detecte traços de álcool, a chave se conecta automaticamente ao smartphone do condutor, abrindo um aplicativo de táxi. Em seguida, uma mensagem SMS é enviada para um contato pré-cadastrado.
Além de servir como alerta aos motoristas, o dispositivo inibe o uso da direção sob o efeito do álcool, evitando o número de mortes no trânsito.
A condução alcoolizada causa milhares de acidentes anualmente no Brasil. Só em 2014, foram registrados mais de 7 mil acidentes relacionados ao consumo de bebida alcoólica no País.
O projeto foi o único brasileiro entre os finalistas do Innovation Lions, competição de inovação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, realizado na França anualmente. A expectativa é que o dispositivo de segurança chegue ao mercado no ano que vem. Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário