quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prefeitura de Iguatu realiza comemoração pelo Dia Nacional do Agente de Saúde



A Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (09), a comemoração do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. O evento foi realizado no Auditório da 16ª CREDE e contou com a presença do prefeito Aderilo Alcântara. 

Na ocasião os agentes de saúde foram recebidos pela equipe da Secretaria da Saúde com um café da manhã e também tiveram a oportunidade de assistirem uma palestra. O prefeito Aderilo Alcântara enfatizou a importância desses profissionais que tem uma convivência muito de perto com as famílias e que exercem com muito brilhantismo esse trabalho de convívio com a população. 

Em Iguatu, esses profissionais são muito valorizados pela atual administração, através do prefeito Aderilo Alcântara que recentemente autorizou o pagamento do piso nacional, instituído pelo governo federal, sendo um dos primeiros prefeitos a pagar o valor do piso. 

O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde é comemorado no dia 04 de outubro e a função do agente é contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.

Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções. 

A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele realiza atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.

São instrumentos de trabalho do ACS: a entrevista, a visita domiciliar, o cadastramento das famílias, o mapeamento da comunidade e as reuniões comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário