quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara participa de abertura do Outubro Rosa

A abertura do Outubro Rosa em Iguatu aconteceu neste dia 08 de outubro, no auditório do Hospital Regional de Iguatu com a presença do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, a secretária da Saúde, Lana Carina, diretor do Hospital Regional, Dr. Claudio Marmetini, representantes de entidades ligadas às mulheres, como a AMI, Conselho Municipal de Saúde, Conselho da Mulher, Agentes de Saúde e profissionais da Saúde. 

Na oportunidade, os participantes puderam assistir a uma palestra com o Dr. Davi Dinelli e também aconteceu uma oficina para formação de multiplicadores e apresentação da campanha. 

A campanha do Outubro Rosa em Iguatu ainda teve um café da manhã no dia 09, no auditório da 16ª CREDE em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde que contou com a presença do prefeito Aderilo Alcântara e outras autoridades e no dia 10 houve uma caminhada pelo centro da cidade em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental com alusão ao Outubro Rosa. 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Com o intuito de promover um evento para dar atenção a este tópico tão frequente no cotidiano de todos e ao mesmo tempo, fomentar através do esporte uma maior qualidade de vida, o InORP – Instituto Oncológico de Ribeirão Preto idealizou a Corrida Outubro Rosa que será realizada sempre no mês de outubro.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário