terça-feira, 30 de setembro de 2014

Presidente da OAB-DF nega registro de advogado para Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),Joaquim Barbosa, teve seu pedido de reativação doregistro de advogado negadopela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal. A informação é do jornal Correio Braziliense, que afirma que críticas do ex-ministro à categoria dos advogados teriam motivado a negativa. Segundo o órgão, Barbosa não possuiria“idoneidade moral” para exercer a função.

Sem o documento, Barbosa não poderá exercer a advocacia. A resposta teria sido dada pelo presidente da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros, na última sexta-feira. Apesar da negativa, Joaquim Barbosa ainda poderá requerer registro de advogado à Comissão de Seleção da OAB local.
Em sua decisão, o presidente da OAB-DF cita frases de Joaquim Barbosa sobre a categoria: "Mas a maioria dos advogados não acorda lá pelas 11 horas mesmo?", disse em 2013. Ibaneis Rocha destaca ainda que o ex-ministro teria prejudicado atuação de advogados.

Em quase 12 anos como ministro do Supremo, Joaquim Barbosa teve papel de destaque em vários dos julgamentos mais polêmicos do órgão. Ele foi relator, por exemplo, do processo do Mensalão, onde ficou popular pelo forte rigor aplicado em seus votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário