sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Prefeitura e CCDMI realizam seminário sobre gestão democrática nas escolas

Aconteceu nesta quinta-feira(25), no auditório do IFCE, unidade Cajazeiras, durante todo o dia, um importante seminário, que abordou o tema: Fortalecimento da Gestão Democrática. O evento foi realizado pela Prefeitura de Iguatu e o Conselho Comunitário de Desenvolvimento Municipal de Iguatu em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo do seminário foi debater com os conselhos escolares existentes no município o fortalecimento da Gestão Democrática. 

O município de Iguatu conta atualmente com 42 conselhos das unidades escolares da rede municipal de ensino atuando por meio de representantes de pais, funcionários, professores, alunos, equipe gestora e comunidade iguatuense. 

A importância de um evento dessa natureza é fazer com que os conselheiros escolares tenham conhecimento da legislação e dos indicadores educacionais. O papel do Conselho Escolar é assumir a luta pela efetivação do direito à educação no contexto de suas atribuições, ou seja, lutar pela garantia ao acesso à escola, no âmbito da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, na busca pela melhoria do processo ensino-aprendizagem daqueles que estão na escola.

Após a solenidade de abertura, o Grupo de Flauta Doce e Coral da E.E.F. José Eriton Barros Costa, que faz parte do Programa Mais Educação, regido pelo maestro Francisco Prudêncio, fez uma apresentação da música Asa Branca e depois os participantes assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Aécio Lucas de Oliveira, especialista em gestão e avaliação da Educação Pública e articulador de gestão da CREDE 16. Na oportunidade ele abordou temáticas no fortalecimento dos conselhos escolares.  

Para Benildes Uchoa, "a gestão democrática é, acima de tudo, uma ação que busca resultados de todo um trabalho coletivo". 

Ao final do evento, o prefeito Aderilo Alcântara agradeceu a presença de todos os participantes e falou da importância que tem os conselhos exercendo o papel de órgão fiscalizador e participativo na gestão escolar que, segundo ele, tem sido assim, uma parceria relevante no gerenciamento de recursos públicos como forma democrática e exercício de cidadania em prol de todos. 

No encerramento, os participantes do seminário, receberam um certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário