sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Educação Inclusiva: prefeito Aderilo Alcântara participa de caminhada com estudantes

A Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Educação do município realizou de 21 à 27 de setembro, a Semana da Educação Inclusiva com a participação de todos os que fazem a Secretaria de Educação, envolvendo também alunos e pais de alunos. Este ano, o tema abordado foi "Direito à Educação Inclusiva: Por uma escola e um mundo para todos". 


A coordenação do evento foi realizada pelo Núcleo da Educação Especial Inclusiva que programou atividades extraescolares com ações voltadas para o fortalecimento do processo de inclusão escolar de crianças, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades e superdotações matriculados na rede pública de ensino do município onde esses alunos tem uma efetiva participação nas atividades escolares.

Durante toda a semana foram realizados seminários apresentando e debatendo as políticas públicas para a Educação Inclusiva em Iguatu onde o auditório do SESC foi o palco deste evento que contou com a presença do prefeito Aderilo Alcântara, na quarta-feira (24), no dia seguinte aconteceu uma roda de conversa intersetorial envolvendo várias secretarias e segmentos da sociedade, também no SESC e na sexta-feira (26) foi realizada uma caminhada pelas ruas do centro da cidade com a participação dos estudantes da EI, pais de alunos, professores, diretores de escolas, o prefeito de Iguatu e outras autoridades. 

A Educação Inclusiva de Iguatu recebe apoio de forma muito efetiva do prefeito Aderilo Alcântara, através da Secretaria de Educação e com suporte do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) que é composto por duas equipes multidisciplinar. Destaca-se também a existência de um curso de Libras aberto à comunidade, atendimento pedagógico itinerante nas Unidades Escolares e em domicílio, Projeto Bolsista da Inclusão, cursos de formação continuada para profissionais da educação nas áreas específicas em deficiência intelectual, visual e auditiva. 
A equipe compõe além de professores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, tem também intérpretes e instrutores de Libras, instrutor de braille e bolsistas.  

De acordo com Benildes Uchoa, secretária de Educação, “a Semana da Educação Inclusiva tem o propósito de fortalecer o processo de inclusão escolar de crianças, jovens e adultos com deficiência para que esses alunos possam ter, nesses espaços escolares, uma participação efetiva e sabemos desse grande desafio e graças ao empenho da nossa equipe e o apoio do nosso prefeito Aderilo é que hoje temos tido um avanço significativo nesse processo de inclusão garantindo assim, o direito a essas pessoas de participarem das atividades realizadas nas escolas”, afirmou Benildes Uchoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário