quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Prefeito Aderilo Alcântara participa da aula inaugural do curso de capacitação para catadores de resíduos sólidos



Os catadores de resíduos sólidos de Iguatu estão participando de um curso de capacitação no IFCE, campus de Iguatu em parceria com a Prefeitura de Iguatu. A aula inaugural aconteceu, na última terça-feira (02) de setembro, no Salão Nobre do IFCE, unidade Areias, às 19h e contou com a presença do prefeito Aderilo Alcântara, Klevia Brilhante, secretária do Meio Ambiente, Eliane Coelho, representando a diretoria do IFCE e os catadores de resíduos sólidos.

O projeto, denominado de Cooperar Reciclando, Reciclar cooperando, Formação de Catadores de Resíduos Sólidos tem o objetivo de capacitar os catadores que atuam no lixão de Iguatu para que eles possam atuar nessa atividades de forma mais lucrativa e com condições de um maior aproveitamento dos produtos recicláveis. A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente fortalece essa parceria com o IFCE na abordagem das famílias que residem na região do Bairro Chapadinha, que fica próxima ao lixão, bem como o fornecimento dos EPI's (equipamento de proteção individual) que os catadores deverão utilizar no dia-a-dia. O  IFCE participa com professores que estarão ministrando conteúdos nas áreas de relações humanas, direitos sociais e cidadania, saúde pública, reciclagem, cooperativismo e legislação sobre resíduos sólidos. 

De acordo com a coordenadora do Projeto, Anny Kariny Feitosa, o projeto incentiva a associação de catadores a utilizarem o sistema de cooperativa para que essas famílias possam ter uma maior rentabilidade na venda dos produtos recicláveis e, assim ter uma melhor qualidade de vida. Ela afirma que a partir desse curso, as mais de 40 famílias que vivem da reciclagem tenham um maior conhecimento desse segmento e possam aproveitar melhor os materiais recicláveis. 

O prefeito Aderilo Alcântara parabenizou a iniciativa do IFCE em conjunto com a prefeitura por oportunizar essas famílias a ter um conhecimento melhor sobre a reciclagem e reafirmou o seu compromisso de apoiar essas iniciativas sempre em prol do desenvolvimento das famílias e das pessoas mais carentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário