terça-feira, 30 de setembro de 2014

Campanha de prevenção do câncer de mama começa nesta quarta

Realização do exame
A partir de hoje quarta-feira (1º) e durante todo o mês de outubro, as cearenses terão acesso a exames de mamografias, limpeza de pele, serviços de massoterapia e reiki gratuitos no Hospital da Mulher, em Fortaleza. As atividades serão realizadas pela Prefeitura de Fortaleza através da campanha Outubro Rosa que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há um risco estimado no Ceará de 45 casos da doença a cada 100 mil mulheres em 2014. No Brasil, são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama este ano.  

Para abrir o mês de conscientização, o presidente do Comitê Estadual do Controle do Câncer, Dr. Luiz Porto, vai ministrar uma palestra no Hospital da Mulher, às 17h da próxima quarta-feira (1º), expondo questões como o preconceito, a desinformação das pacientes, aspectos culturais e psicológicos durante o tratamento de câncer.

Campanha vai arrecadar alimentos para instituição filantrópica

No local também serão arrecadados alimentos perecíveis a serem doados para uma instituição filantrópica de apoio a pacientes com câncer de mama. 

A programação envolve ainda o terceiro curso de atualização em saúde mamária para profissionais da Atenção Básica e estudantes residentes na área da saúde, com aulas teóricas e práticas. 

Rodas de conversas para pacientes e funcionárias do hospital também serão realizadas durante a campanha, abordando temas como câncer de mama, sexualidade, terapias holísticas e a importância do aleitamento materno na promoção da saúde mamária em postos de saúde e demais unidades hospitalares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário