quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Prefeito Aderilo Alcântara participa da abertura da fase municipal dos Jogos Escolares do Programa Atleta na Escola 2014



O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, participou na manhã desta quarta-feira, (13), no Estádio Agenorzão, da solenidade de abertura da fase municipal da competição esportiva que faz parte do Programa Atleta na Escola 2014. O evento contou também com a presença da secretária de Educação, Benildes Uchoa e do secretário de Esporte e Juventude, Marciano Macedo. Durante a solenidade a Banda de Música de Iguatu, executou o Hino Nacional durante o hasteado do Pavilhão Nacional.

Logo em seguida, Aderilo Alcântara deu as boas vindas aos atletas que participam das competições e afirmou ser um compromisso da sua gestão apoiar a prática esportiva com o objetivo de integrar os estudantes de Iguatu na prática esportiva, melhorando o acesso ao esporte e estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
  
O Governo Federal em parceria com os Estados, Distrito Federal, Municípios, Escolas públicas (privadas e federais), Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, apresentam o Programa ATLETA NA ESCOLA 2014 que este ano agrega novas modalidades, abaixo apresentadas:

Olímpicas: Judô, Voleibol e Atletismo.  Na modalidade Atletismo acrescentou-se o Arremesso de Peso;

Paraolímpicas: Atletismo Bocha, Futebol de Cinco (deficiência visual), Futebol de Sete (paralisia cerebral), Goalball, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Voleibol Sentado.

O programa ATLETA NA ESCOLA tem duas grandes ações:

1) Jogos Escolares: competições compostas de várias etapas que proporcionarão uma grande participação de atletas escolares;

2) Centro de Iniciação Esportiva: acolhimento dos talentos esportivos identificados nos Jogos Escolares.

A ação Jogos Escolares do programa ATLETA NA ESCOLA tem financiamento para as Etapas Escolar, Regional e Estadual. A intenção é apoiar o desenvolvimento prioritário das modalidades do programa e proporcionar um apoio inédito a realização da Etapa Escolar e um apoio supletivo às competições escolares que já acontecem nos Estados e que são seletivas da Etapa Nacional (Jogos Escolares da Juventude e Paralímpiadas Escolar).

A percepção do Governo Federal é que apesar das competições escolares já existirem a muitos anos, a Etapa Escolar nunca fez parte do processo de classificação para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares e este fato afastou a participação de um grande número de interessados. Para corrigir esta falha e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, garantindo assim o dever constitucional do direito universal a prática do esporte, o MEC e o ME decidiram pela proposição e financiamento da Etapa Escolar e o apoio supletivo para as etapas classificatórias seguintes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário