sábado, 2 de agosto de 2014

Escola de Saúde Pública de Iguatu realiza aula inaugural de cursos profissionalizantes

A Escola de Saúde Pública do Município de Iguatu realizou aula inaugural dos cursos destinados à qualificação de profissionais na área da Saúde, nesta sexta-feira, dia 01 de Agosto, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu (CDL). 

O prefeito Aderilo Alcântara participou desse momento importante em que leva qualificação profissional para as pessoas interessadas em conseguir vaga no concorrido mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são na área de Técnico de Enfermagem, Técnico de Análises Clínicas e Técnico de Vigilância em Saúde, sendo para cada curso, oferecidas 30 vagas, totalizando 90 vagas. 

O objetivo desses cursos é contemplar profissionais na organização curricular com abrangência nas suas competências e habilidades utilizando conhecimentos para uma formação profissional de qualidade. Os três cursos atendem a alunos dos municípios de Cariús: 02, Cedro: 03, Icó: 02, Iguatu: 102, Jucás: 05, Orós: 01, Piquet Carneiro: 01 e Saboeiro: 03, totalizando 119 estudantes e 34 professores. 

Na oportunidade o prefeito Aderilo Alcântara entregou certificados do curso de capacitação profissional para os agentes de saúde do município. 

A ESPI

A Escola de Saúde Pública do Município de Iguatu foi uma das grandes novidades nos últimos anos, desde a sua criação em 19 de maio de 2005. Nasceu de um movimento de representantes de diversas instituições do município, liderado pelo Secretário de Saúde, na época, Dr. José Ilo Alves Dantas e pela a Dra. Lúcia do Nascimento. Tendo como objetivo favorecer o desenvolvimento da população no município de Iguatu e demais municípios da 18º e 17º região de saúde do Estado do Ceará, para disseminação de práticas de promoção e produção de saúde, através da construção de novas tecnologias para o desenvolvimento de habilidades e mudanças de atitudes possibilitando novos sentidos individuais e coletivos sobre o processo saúde-doença-cuidado, a partir da necessidade dos serviços, da autonomia dos sujeitos, fortalecendo uma educação de qualidade para todos. 

Além do município de Iguatu, A ESPI recebe alunos de vários municípios da região, incluindo: Piquet Carneiro, Quixelô, Saboeiro, Jucás, Catarina, Cariús, Mombaça, Acopiara, Dep. Irapuan Pinheiro, Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari. 

A ESPI hoje conta com importantes parcerias como a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Universidade Federal do Ceará (UFC), Prefeitura de Iguatu, Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Escola de Saúde Pública do Estado do Cearám, Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), Secretarias Municipais da Região Centro Sul e Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CGTE).  

O evento contou com a presença de autoridades da área da Saúde, como o Dr. Joab Soares de Lima, Secretário Executivo de Políticas Públicas de Saúde, que representou a ESPI, Luciana Barreto, representante da 17ª CRES, Dr. Carlos Garcia Filho, secretário adjunto de Saúde do município e Aderilo Antunes Alcântara Filho, prefeito municipal, além de outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário